Duartina realiza inventário quali-quantitativo de arborização urbana.

Figura: coleta de dados dos indivíduos arbóreos presentes nas vias públicas do município.

Atendendo a uma das diretivas do Programa Município Verde Azul, o qual busca promover o desenvolvimento sustentável, durante os meses de julho e agosto de 2017, realizou-se um inventário quali-quantitativo da arborização urbana no município de Duartina/SP.

O termo arborização urbana gera controversas quanto ao seu significado, mas de certa forma, se refere aos vegetais de porte arbóreo dentro das cidades, considerando as árvores plantadas em calçadas como parte do mesmo.

O presente estudo teve como objetivos apresentar diagnósticos desta arborização como o conhecimento do patrimônio arbóreo, identificação de necessidades de manejo, localização de áreas para plantio e, análise dos dados qualitativos e quantitativos coletados, uma vez que estes dados auxiliarão na tomada de decisão visando contribuir para bom gerenciamento e consequentemente melhoria na qualidade da arborização urbana do município.

Foram catalogadas 4150 árvores, distribuídas em 114 espécies, subdivididas em 49 famílias. O número de espécies é satisfatório diante da comparação de levantamentos realizados por outros municípios, uma vez que os resultados comprovam que a maior parte dos indivíduos catalogados representam espécies nativas, com boa fitossanidade, copas das árvores bem estruturadas e sem risco com rede elétrica, não interferem no calçamento e com diferentes alturas e diâmetros caracterizando populações estáveis. Porém, existe uma pequena porcentagem de cada variável que representa aspectos negativos para esta arborização, sendo que estas devem ser solucionadas gradativamente contribuindo para sua melhora. Existem 885 residências onde se torna possível serem implantadas 992 árvores nas vias públicas. Constatou também, que há influência do poder aquisitivo do bairro em relação à arborização urbana, onde, verificou que os bairros com melhores condições sociais constituem de uma arborização mais atraente e ornamental em relação aos demais.

Diretoria do Meio Ambiente e Turismo de Duartina em parceria com Evandro Doretto e João Pedro Guerra Mazuquelli - Discentes do 8° termo de Engenharia Florestal da FAEF- Garça/SP.