Série Pratas da Casa: Quero Mais Pão de Queijo – literalmente.

Setembro/2015 - Há três anos e meio em Duartina, a “Quero Mais Pão de Queijo” é a escolhida dessa semana na série Pratas da Casa. E o nome da empresa não é por acaso não: quem come uma vez quer mais!

O prefeito Enio Simão visitou a fábrica essa semana e tem acompanhado de perto todos os empresários locais, diante da crise financeira que o país enfrenta. Para ele “estar ao lado dos responsáveis pela economia municipal é muito importante, pois esse é um trabalho conjunto e impacta diretamente no bem estar da comunidade”.

A Assessoria de Imprensa Municipal também esteve essa semana na fábrica e conheceu todo o processo de fabricação, congelamento e distribuição. Leia abaixo a entrevista na íntegra e conheça mais essa empresa, desconhecida para muitos, mas muito expressiva para a nossa economia local.

Assessoria de Imprensa: Como vocês começaram?

Júlio: Eu era representante de uma marca de pão de queijo em Paulínia. Durante seis anos só trabalhei com isso. Meu pai participava bastante comigo inclusive em algumas entregas. Há alguns anos ele se aposentou, mas não queria ficar parado, então resolvei investir nesse negócio. Nós estamos há três anos e meio no mercado. Fabricamos e vendemos pão de queijo, no atacado e no varejo, em massa congelada (pão pronto) e massa fresca em baldes de 1 Kg ou 4 Kg.

Assessoria de Imprensa: Vocês são em quantos funcionários e qual é o turno de trabalho?

Júlio: Somos catorze funcionários, em dois turnos de trabalho. É legal você tocar nesse assunto, pois como você pode ver na linha de produção ninguém trabalha sozinho. Nossa filosofia (e necessidade) é um trabalho em conjunto. Todo o processo de fabricação passa pela mão de todos e exige muito carinho, pois trabalhar com alimento é diferente de trabalhar, por exemplo, com roupas. Numa receita, além da quantidade exata de ingredientes, o tempo de bater a massa pode “desandar” a massa. Já numa roupa, uma costura torta pode ser imperceptível aos olhos leigos. É preciso muito zelo para agradar a todos os paladares.

Assessoria de Imprensa: Para onde vai o produto que vocês fabricam aqui?

Júlio: Hoje distribuímos cerca de 30 toneladas de pão de queijo para todos os estados brasileiros, menos a região do Rio de Janeiro e Nordeste.

Assessoria de Imprensa: Pensando no futuro, onde vocês desejam chegar?

Júlio: A nossa intenção é fazer a fábrica funcionar 24 horas e chegar ao nível de exportação. Além disso, pretendemos investir em maquinário para produzir salgados e pão francês congelado. Hoje em dia, tudo que é prático torna-se muito valorizado, afinal, temos cada vez menos tempo. Por isso queremos explorar esse segmento de alimentos congelados.

Assessoria de Imprensa: Depois de ler essa matéria, dá até na água na boca imaginar um pão de queijo com um cafézinho agora (risos). Para quem é de Duartina e deseja comprar os produtos, quais são os pontos de venda?

Júlio: Em todos os mercados da cidade tem o pão de queijo congelado para venda. Além disso, temos uma representante na cidade que comercializa a massa fresca.