Série Pratas da Casa: Escovação Dentária nas Escolas

Programa diminui o índice de cáries e aumenta o número de sorrisos.

Agosto/2015 - Essa semana, na série de reportagens sobre as Pratas da Casa um tema pra lá de empolgante: sorrisos. As crianças das EMEFs, EMEIs e Creches do Município de Duartina andam esbanjando alegria e contagiando a todos com o sorriso escancarado. O motivo? Uma Campanha que incentiva a escovação dentária nas escolas municipais e o cuidado por profissionais pra lá de especiais.

O Prefeito Enio Simão declara que “é muito importante conscientizar as crianças sobre higiene e saúde desde cedo, pois um dia elas também terão que conscientizar seus filhos e essa referência é primordial na educação do ser humano”. Além disso, ele acredita que “autoestima é fundamental para assegurar um indivíduo sobre as suas atitudes. Tudo começa dentro da gente e se exterioriza. Uma pessoa que não está bem consigo, não está bem com ninguém e privar alguém de sorrir por vergonha é triste demais”.

Acompanhe abaixo a entrevista realizada essa semana com a Dr.ª Leka, da Unidade de Saúde da Família III, que realiza esse trabalho com as crianças da Popular Nova, por intermédio da Prefeitura Municipal. Além dela, a Dr.ª Adriana é responsável pelo Centro (PSF I) e a Dr.ª Adma (PSF II) pela Vila Duartina.

Assessoria de Imprensa: Como funciona esse Projeto?

Dr.ª Leka: Esse projeto funciona há cerca de 10 anos. É feita a escovação diária e supervisionada após o lanche das crianças. Todo início de semestre a Prefeitura compra materiais novos (escovas e pastas) e nos envia para realizarmos a escovação. Durante as férias escolares os alunos podem levar as escovas para casa, pois serão trocadas no próximo semestre.

Assessoria de Imprensa: Além da escovação, vocês realizam algum acompanhamento com os alunos?

Dr.ª Leka: Sim! De seis em seis meses eles passam por tratamento contra cáries, gengivite etc. E isso é ótimo, pois um tratamento complementa o outro. Estando com a higiene oral em dia fica muito mais fácil cuidar de cada um deles. Essa avaliação semestral também me ajuda a avaliar se a escovação está sendo bem executada, afinal alguns deles tem dificuldades motoras e isso é peculiar da idade, que varia entre 3 a 12 anos.

Assessoria de Imprensa: O que muda de um ano pro outro?

Dr.ª Leka: Antes de começar a escovação, no começo do ano, nós distribuímos as escovas e fazemos palestras nas salas de aula, explicando de novo como é feita a escovação, quais as faces dos dentes que tem que ser limpas; enfim o que muda de um ano pro outro é somente as escovas, pois nós continuamos firmes no propósito de manter o sorriso deles bem cuidados.

Assessoria de Imprensa: Como você classifica esse trabalho?

Drª Leka: Como gratificante! A prefeitura manda material de primeira qualidade, as resinas são importadas, nós fazemos cerca de quinze próteses móveis para troca de dentadura ou dentadura nova mensalmente – através de um Programa que a Diretoria de Saúde Municipal conseguiu com o Governo Federal – então, ter esse suporte da Prefeitura nos ajuda a trabalhar mais motivadas a cada dia.

O Prefeito Enio Simão agradece aos profissionais envolvidos nesse trabalho e destaca que o desempenho de cada um foi fundamental para que o índice de cáries diminuísse no Município. “Somente através de profissionais especiais como os nossos é que conseguimos atender a população da forma como merecem”.