Circuito Turístico: Caminho do Centro Oeste Paulista

 

  A idéia do projeto surgiu em junho de 2006 a partir de uma visão estratégica de desenvolvimento sustentável, em uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional (CODER), órgão criado dentro do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP). O Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista é formado pelos municípios de Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga. A vocação turística identificada no Circuito é cultural, com especificidades para o turismo histórico e o rural.

Como conselho articulador e necessitando de uma estrutura para operacionalizar o projeto, o CODER implementou as ações de gestão através do CIESP Regional Bauru e do Sebrae-SP. Atualmente, o projeto integra o Instituto SOMA, uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), com o qual firmou parceria para o desenvolvimento das ações operacionais do CODER.

Em consideração com as potencialidades dos recursos para aproveitamento turístico e o comprometimento com as ações do Conselho, identificou-se dez municípios entre os 22 que integram o Conselho. Foram realizadas visitas aos dez prefeitos municipais para apresentar a proposta e colher adesão ao projeto.

A partir da adesão, formou-se um grupo com representantes das dez cidades, envolvendo o poder público, entidades de classe e iniciativa privada, para estruturar o projeto segundo a metodologia para construção, estruturação e implementação de ações para desenvolvimento do turismo, cultura e artesanato.

O lançamento do projeto foi em agosto de 2007 com um total de 533 participantes e 223 adesões. Até julho de 2010, a expectativa é aumentar em 20% o número de turistas e criar ações de permanência deles na região. Foram realizadas orientação, consultorias e capacitação, além de 58 diagnósticos em locais de hospedagem e alimentação, 139 em potenciais recursos atrativos em áreas rurais e urbanas e 104 em produção artesanal.

  

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Duartina

Rua Henrique Hortelã nº 127 - Duartina - SP

cep: 17470-000

prefeitura@duartina.sp.gov.br

(014) 3282-8282