Economia

Agricultura

No setor agropecuário, Duartina destaca-se por desenvolver uma economia vinculada à exploração da pecuária, seguida pelos cultivos da cana-de-açúcar, do eucalipto, da laranja e em pequena escala a oleicultura (cultura de hortaliças em geral). Tanto o comércio, como as empresas prestadoras de serviços presentes no município, têm sua movimentação financeira atrelada a essas atividades agrícolas.

Na atividade pecuária são aplicadas altas tecnologias, desde adubação de pastagens, pastejo rotacionado, melhoramento genético, cruzamento industrial, até transferência de embriões.

O cultivo da cana-de-açúcar também ocupa grande parcela da área rural, assim como o eucalipto, já a produção de laranja vem crescendo a cada dia, atraindo cada vez mais produtores para o cultivo, aumentando o numero de empregos, desenvolvimento de mão-de-obra especializada, trazendo crescimento para a economia local e regional.

Os agricultores e pecuaristas do município recebem orientações da Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo através da Coordenadoria Municipal de Agricultura, onde também podem trocar experiências, promovendo aos agricultores uma ampliação dos conhecimentos, além de poderem contar com a CATI ? Coordenadoria de Assistência Técnica Integral.

Quanto ao aspecto organizacional, o município conta com o Sindicato Rural Patronal, o Sindicato Rural dos Trabalhadores Rurais e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agrícola, através dos quais, são levadas as informações do setor e são discutidos os problemas dos profissionais agrícolas para assim encontrar melhores soluções para a agricultura do município.

Comércio

O município de Duartina apresenta um comércio moderno, diversificado e atuante. É o centro de compras da região, tendo em vista ser a principal e maior cidade, num raio de 35 quilômetros. Em Duartina encontra-se de tudo, de simples parafusos a implementos agrícolas, computadores e até veículos.

Os estabelecimentos comerciais vem aumentando a cada dia, com os mais variados tipos de produtos para comercialização. Com isso, é também crescente o número de pessoas empregadas no nosso comércio, com boa capacitação técnica, exercendo boa influência na economia local. As ruas principais e centrais da cidade são ocupadas, em sua maioria, por estabelecimentos comerciais.

O comércio local é dinâmico e atualizado em seus métodos, servindo-se de consultas on-line de crédito, sistemas de telemarketing auxiliando as vendas e muitos outros. Os profissionais do comércio passam por constantes treinamentos, que tornam o atendimento aos clientes muito mais eficiente, cortês e ágil.

Atualmente, muitos dos estabelecimentos comerciais fazem uso da informática para o gerenciamento de suas atividades e para proporcionar ao consumidor maior qualidade no atendimento. A informatização do comércio também contribui para a transmissão de informações para os programas do governo em que estão inseridas como o Simples Nacional e o Programa de Nota Fiscal Paulista.

Indústria

Atualmente o setor industrial de Duartina encontra-se em franca expansão. Destacam-se neste setor a Rima Móveis, a Tegobrás, a JLN/JLF, a Stilo Paper, a Digos e muitas outras que temos o orgulho de pertencerem à Duartina.
Aqui são fabricados de móveis a cadernos, passando por artefatos pré fabricados em cimento, telhas, doces e muitos outros que são distribuídos não só no comércio local, mas no comércio regional, estadual em todos os cantos do País, inclusive de outros países.

O setor industrial tem expressiva participação no P.I.B. local, com absoluto rigor quanto a não poluição, das águas, do ar e de ruídos. O município possui incentivo as indústrias que queiram se instalar na cidade, bastando os industriais interessados entrar em contato com a Prefeitura Municipal.

Enquadram-se no rol de incentivos: a doação de terrenos, que é feita pela Prefeitura Municipal, por leis específicas, a cessão de serviços e máquinas para terraplenagens e outros. Duartina está de portas abertas a novos empresários que queiram se instalar na cidade. Aqui há mão de obra especializada para as mais variadas e modernas atividades e há suporte de treinamento através de convênios com SEBRAE, SENAI, SESC e outras entidades. 

  

  

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Duartina

Rua Henrique Hortelã nº 127 - Duartina - SP

cep: 17470-000

prefeitura@duartina.sp.gov.br

(014) 3282-8282