O Ecoparque

Tudo começou com a visão da administração passada (2000-2008) em pavimentar um acesso ao Núcleo Habitacional José Sebastião Pupo através de uma via que estivesse ligada ao núcleo e ao centro da cidade. Os moradores do núcleo já transitavam por esse caminho mesmo com a alta vegetação e umidade do solo. Dessa forma, poder-se-ia encurtar o caminho até o núcleo pavimentando o acesso já utilizado pela população.

Ao iniciar os trabalhos para pavimentar o caminho até o núcleo, a ideia da construção de uma área ecológica foi alimentada e transformada em um projeto que hoje é uma realidade. O Ecoparque Ciro Simão está localizado ao lado da avenida de acesso ao núcleo José Sebastião Pupo.

O Ecoparque possui uma represa cheia de peixes, com pesca autorizada 24h, passarelas sob as águas, playground infantil, quiosques, praça de alimentação, vestiários, palco para shows, pista de caminhada, quadra de futebol soçaite, bosque dos Ipês com mais de 2.500 pés de ipê, espaço para realização de eventos, pista e clube de aeromodelismo e em breve ainda terá pista de skate e campo de bocha.

No dia da inauguração aconteceu a realização do primeiro evento no Ecoparque: O primeiro campeonato de pesca. A população duartinense pôde se inscrever no campeonato para pescar os peixes da lagoa. Alguns dos peixes possuíam prêmios. O evento de inauguração foi marcado com a reunião de toda a população da cidade, que passava por ali para acompanhar a festividade. Um dia de muitas emoções para todos.

Atualmente o local está com sua estrutura completa e já recebeu muitas e grandes festividades, como: Aniversário da cidade, Shows, Réveillon, o Eco Fest Rodeo Show, eventos esportivos e culturais, tornando-o assim, mais um cartão postal de Duartina.

Uso do Espaço

Ecoparque “Ciro Simão” é aberto a todos, 24 horas por dia, com vigia municipal. A pesca também é permitida durante todo o dia, que pode ser realizada com varas de pesca de qualquer tipo, linha de diâmetro livre, carretilhas, molinetes de qualquer tipo, tamanho e peso, peças de recolhimento de peixes, iscas naturais e artificiais de qualquer tipo, sendo expressamente proibida a pesca com redes, tarrafas, arpões, espinhéis, bicheiros, chuveirinho, anzol de lambada ou outro material predatório.

Os piqueniques são permitidos no espaço verde do Ecoparque, desde que não haja a manipulação de alimentos, como: assar carnes e derivados, usar fogareiro e similares, limpar peixes, etc.

Os animais são bem vindos no Ecoparque “Ciro Simão”, mas devem estar sempre de coleira com guia (nunca soltos) e os que apresentarem algum risco devem estar de focinheira, para que desta forma possamos preservar o bem estar dos usuários.

É proibido nadar ou praticar qualquer atividade náutica no lago. Também fica proibido obstruir, por qualquer motivo, a passagem de pedestres na pista de caminhada e passarela.

  

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Duartina

Rua Henrique Hortelã nº 127 - Duartina - SP

cep: 17470-000

prefeitura@duartina.sp.gov.br

(014) 3282-8282