Turismo

Desbravadores atraídos pela fertilidade das terras, próxima ao ribeirão do Serrote formaram o povoado denominado Patrimônio de Santa Luzia e posteriormente em 1.926, foi elevado à categoria de Município de Duartina. A chegada da estrada de Ferro impulsionou o desenvolvimento da cidade. Na agropecuária a sericicultura (Bicho da Seda), também teve importante papel no crescimento econômico do município. O Museu Histórico Municipal retrata estas fases através de imagens e objetos, doados pela população, guardando com orgulho a história e o desenvolvimento da cidade. O fruto que retrata e está relacionada com o alimento do bicho da seda, a amora, são apresentadas no sabor refinado e exótico do manjar de amora, que poderão ser apreciados no Pesqueiro Santa Luzia.

O bucolismo e a tranqüilidade de cidade do interior proporcionam agradáveis momentos junto a Praça da Matriz Santa Luzia, com lindo chafariz e ao fundo a Matriz com sua imponência e em seu interior, modernos painéis feitas em concreto celular diferenciam a arquitetura local. O Ecoparque Ciro Simão, amplo complexo turístico com vista privilegiada da paisagem, moldada pelo grande espelho d’água e pelo Bosque dos Ipês, que convidam para um passeio relaxante, em meio mais de 2.500 pés de Ipês de todas as cores. Possui ampla área de lazer com pista de caminhada, pesca permitida, playground, quadras poliesportivas, quiosques de alimentação, espaço para realização de eventos, palco para shows, pista de aeromodelismo e MotoCross.

Roteiro Turístico


Ecoparque Ciro Simão – É um amplo complexo turístico com vista privilegiada da paisagem, moldada pelo grande espelho d’água e pelo Bosque dos Ipês, que convidam para um passeio relaxante, em meio mais de 2.500 pés de Ipês de todas as cores. Possui ampla área de lazer com pista de caminhada, pesca permitida, playground, quadras poliesportivas, quiosques de alimentação, espaço para realização de eventos e palco para shows, pista de aeromodelismo e MotoCross.


Praça Monsenhor Antonio Martinelli – recebeu esse nome em homenagem ao Senhor Monsenhor Antonio Martinelli, que dedicou a vida sacerdotal à comunidade duartinense, foram 43 anos de trabalho. Ele veio para Duartina em 12/07/1941 e faleceu em 28/05/1985, sendo que em dezembro do mesmo ano a praça da Igreja recebeu seu nome. Seus restos mortais s encontram no cemitério da cidade.


Praça Embaixador Pedro de Toledo - recebeu esse nome em homenagem ao Embaixador Pedro de Toledo, que foi advogado, diplomata (embaixador no Brasil na Itália e Argentina) e político brasileiro e participou como comandante civil a revolução constitucionalista em 1932, quando foi nomeado o quarto interventor federal a ocupar o governo do estado de São Paulo, mas em 1934 foi deposto e exilado, quando a praça recebeu seu nome.


Igreja Matriz de Santa Luzia – foi fundada em 26 de abril de 1925, pela diocese de Botucatu, onde hoje existe a igreja, existia, antes do incêndio, uma capela de madeira. A padroeira da cidade é Santa Luzia – Protetora dos olhos. Os bancos vieram de Portugal, assim como a imagem de Santa Luzia, feita de madeira, que foi trazida de Portugal antes da construção da Igreja de Duartina.

Museu Histórico Municipal - foi criado pela Lei 1.549 de 23 de agosto de 1.999 e foi fundado no dia 12 de dezembro do mesmo ano. O museu de Duartina é temático, e conta a história do município, desde a época em que a cidade ainda era Patrimônio. Hoje o acervo do Museu é composto de 1608 peças, entre fotos e objetos. Todas as peças pertencentes ao museu foram doadas pela comunidade.


Casa do Artesão – inaugurada em janeiro deste ano, composta por uma associação de artesãos, a casa do artesão é voltada para o desenvolvimento do artesanato local, geração de renda e procura criar uma identidade do município através de suas obras.

Em Duartina:
PONTOS TURÍSTICOS: Ecoparque Ciro Simão e Igreja Matriz de Santa Luzia e Praça Embaixador Pedro de Toledo
ATRATIVOS TURÍSTICOS: Museu Histórico Municipal, Pesqueiro Santa Luzia e Casa do Artesão.

Circuito Turístico: Caminho do Centro Oeste Paulista

 

  

  

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Duartina

Rua Henrique Hortelã nº 127 - Duartina - SP

cep: 17470-000

prefeitura@duartina.sp.gov.br

(014) 3282-8282