Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Com abertura marcada para o centenário da cidade, projeto cultural percorre a região até 2026
Nesta sexta-feira (1º), a prefeita Suzy Simão, o vice-prefeito Ademar de Barros, o presidente da Câmara Municipal Leandro Faria e o diretor do jornal Destake, Reginaldo Cequetti, participaram de um ato simbólico no Museu de Duartina que marcou o lançamento oficial da abertura do Baú do Tempo, considerado o maior e mais marcante evento cultural de Duartina. A reabertura está marcada para o dia 11 de dezembro de 2026, durante as comemorações do centenário de emancipação político-administrativa do município.
Também participaram da cerimônia Maria Emília dos Santos e Adriana Basini, do Museu de Duartina, o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Jorge Andrade, o vereador Antônio Domingos da Silva (Niquinho), Rubens Garcia Neto (diretor financeiro da Câmara), Everaldo Maranho (diretor de secretaria da Câmara) e Jader Santos, do Blog do Jader.
Segundo Reginaldo Cequetti, em 2025 e 2026 o Baú do Tempo será levado a diferentes pontos de Duartina e cidades da região, como forma de divulgar o projeto e envolver a população até o momento da sua abertura oficial, em dezembro de 2026.
Após a abertura, o baú será novamente lacrado com novos registros e só será reaberto em 2042, 25 anos depois, fortalecendo a proposta de preservar a memória do município ao longo das gerações.
História do Baú do Tempo
O projeto foi idealizado e criado em 2003 por Reginaldo Cequetti, do jornal Destake. Na ocasião, mais de 60 empresas, escolas, clubes de serviço e associações participaram da ação, reunindo 300 fotos, 100 cartas, 8 horas de gravações, entrevistas e mil documentos, que foram selados em uma cerimônia no Duartina Tênis Clube, no dia 11 de dezembro de 2003.
Desde então, o baú permaneceu em exposição no Museu de Duartina, servindo como acervo público da memória do início dos anos 2000.
O Baú é uma peça única, construída em vidro blindado e estrutura metálica com quatro cadeados, com projeto assinado por Reginaldo Cequetti e pela equipe da Stilo Art. Sua primeira apresentação pública ocorreu em julho de 2003, na Câmara Municipal de Duartina, reunindo autoridades, empresários, igreja, escolas e entidades civis.
O Baú do Tempo conta com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Duartina, além das empresas: Ceya Supermercado, Domingues Corretora de Seguros, NR Elétrica & Cia, Eliane Presentes, Tami Doces, Inter Móveis, Ciro Móveis, Conect Max Internet Fibra, Nunes Colchões e Enxovais, Laboratório São Lucas e Funerária Novo Mundo.
.
.
.
.