Mais de 150 árvores são plantadas em Duartina em ação do Programa Arborização + Segura da CPFL Paulista
Com o objetivo de eliminar os riscos de acidentes na rede elétrica, o projeto viabiliza, de forma sustentável, a substituição de árvores
Duartina, 26 de outubro de 2022 – A cidade de Duartina passará reordenamento da arborização urbana. Com a implantação do projeto Arborização + Segura, a CPFL Paulista e a Prefeitura Municipal irão plantar mais de 150 mudas de porte e espécies mais adequadas para o contexto urbano, reduzindo interferências nas redes elétricas e aumentando a segurança para a população.
O convênio foi assinado na manhã desta quarta-feira, 26, no Gabinete do Prefeito. Após, foi feito o plantio simbólico de uma muda na avenida Expedicionário Antônio Aparecido. Pela prefeitura, participaram o prefeito Aderaldo Pereira Souza Junior (Juninho) e o secretário de Meio Ambiente, Claudio Sampaio, e pela CPFL, a consultora de relacionamento Orzila Ortega e o coordenador de Operações de Campo, Claudinei Begueto.
A empresa disponibiliza as espécies adequadas e as equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e implementação. As mudas são escolhidas a partir de espécies de menor porte, como: Araçá, Aroeira Salsa, Chal-chal, Ipê-branco, Ipê-amarelo, Pitangueira, Quaresmeira, Cambuí, Chá-de-bugre, Goiabeira, Guabiroba, Guabiju, Manacá-da-Serra, Extremosa, Escova-de-garrafa, Cereja-do-rio grande, Caroba e Cambuí. Adicionalmente, em áreas afastadas da rede de energia elétrica, são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte.
No processo de substituição, a CPFL Paulista identifica espécies de árvores que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal.
Além disso, a empresa faz também um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas, principalmente próximas à rede elétrica, por conta própria.
Sobre o programa. O Arborização + Segura, executado pelas distribuidoras da CPFL Energia, e que está completando sete anos em 2022, teve seu investimento renovado permitindo a ampliação das cidades atendidas. As ações ambientais terão aporte de R$ 1,2 milhão neste ano contemplando municípios das áreas de concessão da CPFL Paulista, CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz. O gerente de Meio Ambiente da CPFL, Robson Tanaka, afirma que “as ações, em parceria com as prefeituras municipais, são fundamentais para trazermos mais segurança à comunidade, maior confiabilidade ao sistema elétrico e a revitalização gradativa da arborização urbana.”
Vale destacar que todas as ações de manejo e intervenções junto a vegetação realizadas pela CPFL Energia seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT NBR 16246-1, as quais devem ser compatibilizadas com as diretrizes da ABNT NBR 15688:2012, que traz os espaçamentos mínimos entre rede e vegetal pelo aspecto técnico operativo da rede, sendo realizadas visando ao menor impacto visual e ambiental possíveis. As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é adequado para a atividade e possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.
O programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.
Segurança. Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL, trabalham fortemente na campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda. Confira algumas dicas de segurança:
- Jamais faça podas quando a árvore estiver muito próxima da rede elétrica ou os galhos tocando nos fios.
- Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.
- Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorram faíscas na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.
- Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar poda nessas condições.
A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realizam podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.