Município de Duartina

a Bandeira

Em 2006, fazendo parte das comemorações de 80 anos de Duartina, realizou-se o “Concurso Nossa Bandeira”.

O concurso organizado pela Prefeitura, através da Sra. Maria de Fátima Cavalcanti Almeida Nunes, Sr. Cláudio Sampaio e Sra. Marisa Emilia dos Santos, teve como objetivo escolher uma bandeira que representasse nosso município e passasse a fazer parte dos símbolos oficiais da cidade, juntando-se ao brasão, instituído em 1967.

Pôde participar do concurso qualquer munícipe de Duartina, que para tal deveria desenhar um bandeira e descrever seu simbolismo. As bandeiras inscritas ficaram expostas no Museu Histórico Municipal para votação popular. As 5 bandeiras mais votadas foram apreciadas pela Comissão Julgadora do concurso, que teve a função de determinar o vencedor, conforme os seguintes critérios: conformidade das propostas aos requisitos do concurso, criatividade, originalidade e qualidade do trabalho. Cabia ao concurso uma premiação aos 5 finalistas, sendo o grande vencedor premiado com um microcomputador, troféu, menção honrosa, diploma de participação e ser convidado de honra de todos os eventos em comemoração aos 80 anos de Duartina. Os outros quatro finalistas foram premiados com um rádio gravador com CD, medalha e diploma de participação.

Simbolismo das Cores

Azul: Confiança
Amarelo: Trabalho
Verde: Esperança
Branco: Paz e União

Simbologia da Bandeira de Duartina

QUE TODOS QUE VIREM O PAVILHÃO DE DUARTINA
A TREMULAR FAÇAM COM
QUE A CONFIANÇA SEJA CONQUISTADA POR TODOS
QUE O TRABALHO SEJA UM DIREITO DE TODOS
QUE A ESPERANÇA SEJA PARTILHADA POR TODOS
QUE A PAZ E A UNIÃO ESTEJA NO CORAÇÃO DE TODOS
POR DUARTINA

Explicação da Bandeira de Duartina

As 4 setas simbolizam os caminhos do progresso que chegaram em Duartina trazidas por maõs de todas as descendências criando desta forma este povo forte Duartinense.

O Brasão ao centro representa tradição e história de Duartina pois um povo sem memória é um povo sem futuro.

Pular para o conteúdo