Conferência Municipal da Pessoa Idosa será realizada em Duartina na próxima terça-feira (8)

Evento acontecerá no Espaço Crescer e vai reunir propostas para a etapa estadual a ser realizada no segundo semestre

Duartina realiza na próxima terça-feira (8), a Conferência Municipal da Pessoa Idosa, com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por equidade, direitos e participação”. O evento acontecerá a partir das 13h no Espaço Crescer ‘Vereador Antonio Garla’, e visa discutir os principais desafios e propostas relacionadas à população idosa do município.

A conferência é uma etapa preparatória para a XVI Conferência Estadual da Pessoa Idosa, que está prevista para ocorrer no segundo semestre deste ano. Durante o encontro municipal, serão discutidos cinco eixos principais relacionados ao tema central, com o objetivo de construir propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual.

Os eixos temáticos abordam desde o financiamento das políticas públicas até o fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa, passando pela proteção à saúde, enfrentamento da violência e promoção do protagonismo das múltiplas velhices. Confira os eixos que serão discutidos:

  • Eixo 1: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais.
  • Eixo 2: Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa.
  • Eixo 3: Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa.
  • Eixo 4: Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices.
  • Eixo 5: Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro.

Os objetivos gerais da conferência incluem:

  1. Promover a participação social para superar barreiras ao direito de envelhecer com dignidade e saúde.
  2. Identificar os desafios do envelhecimento plural no país, tanto no campo legal quanto nas práticas sociais.
  3. Construir ações de equidade para garantir os direitos e a cidadania da população idosa por meio de articulações entre os diferentes entes federativos.

Como parte da preparação para o evento, foi realizada na tarde de quinta-feira (3) uma pré-conferência na Sala dos Idosos do Espaço Crescer, com debates e reflexões iniciais sobre os temas a serem aprofundados no encontro oficial.